Dom Dulcênio preside a Missa dos Santos Óleos na Catedral

O clero da Diocese de Campina Grande se reuniu na Catedral de Nossa Senhora da Conceição para a celebração da Missa da Unidade, ou Missa dos Santos Óleos. Nesta Missa, que integra a programação da Semana Santa, acontece a bênção dos Óleos Sacramentais e a renovação dos Votos Sacerdotais.

Os Óleos abençoados – dos catecúmenos, dos enfermos e do crisma – são distribuídos entre os padres para serem usados na administração dos Sacramentos ao longo do ano. “O óleo, desde a antiguidade, possui múltiplo sentido simbólico. É o óleo que alimenta o fogo que ilumina, o óleo que é usado para ungir enfermos, que unta o atleta para a luta, para o exercício corporal. São nestas realidades que habita aquilo que a unção sacramental significa: iluminação da vida em Cristo, o alívio para as dores físicas e curas espirituais, o restabelecimento de forças para o combate contra o poder das trevas para que a cruz redentora de Cristo reine sobre tudo e sobre todos”, explica Dom Dulcênio, Bispo de Campina Grande .

Na celebração os padres e diáconos são chamados a pronunciarem os votos proferidos no dia da ordenação. A renovação das promessas sacerdotais é uma forma de manter a unidade do corpo eclesial. Dom Dulcênio, na homilia, também renovou o seu compromisso de ser um pai para os sacerdotes. “Meus queridos padres, pelo ministério episcopal sou vosso pai e pastor. Saibamos viver com os mesmos sentimentos de Jesus no trato com o povo, baseados no respeito, na paciência, na acolhida e abertura às nossas ovelhas, toda esta gama de sentimentos que brota do peito de Jesus que ama sua Imaculada Esposa (a Igreja)”, declarou o Bispo.

Confira as fotos em www.facebook.com/diocesecg