Dom Dulcênio Ordena novo Diácono para a Igreja

Atualizado em 09/08/19 às 01:333 minutos de leitura413 views
Na noite desta Quinta-Feira (08) o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos ordenou mais um Diácono para a Igreja, trata-se de Rogério Pires Rodrigues. A ordenação foi realizada na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, situada no bairro do Presidente Médice que ficou lotada para este momento de fé. Padres religiosos e diocesanos, demais Diáconos e paroquianos participaram da Solene Celebração Eucarística. Chamado ao Serviço da Caridade, da Palavra e da Liturgia, Rogério foi ordenado sob a Imposição das mãos de Dom Dulcênio. Agora, o Clero de Campina Grande, sobretudo, os Cônegos Regulares Lateranenses contam com mais um colaborador direto dos Sacerdotes. E foi justamente nesse sentido, que Dom Dulcênio pautou sua homilia, ressaltando que Rogério era ordenado para ser um anunciador da palavra e um testemunho da presença de Cristo para o mundo. “O seu Sim na condição de consagrado, está voltado ao Reflexo da face multíplice de Cristo para os irmãos. Você deve imitar Cristo, tanto ou mais de perto do que outros: Cristo Médico nos hospitais, O Cristo servo nas obras assistenciais, o Cristo mestre formador da juventude, o Cristo orante no culto litúrgico.”. Ressaltou ao Diácono Dom Dulcênio direcionou sua homilia ao Diácono, trazendo-lhes para o evangelho, e lhes apontava o caminho: “Você, Cônego Rogério, deve deixar-se guiar pelo Espírito Santo; Você é o indicado, ontem foi Matias o escolhido para compor o grupo dos 12, hoje é você!” enfatizou o Bispo. Concelebrando a Santa Missa estavam padres da Ordem dos Cônegos Lateranenses, dentre eles, Dom Bruno Giuliani, Abade Emérito dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, e o provincial Padre Tadeu. Este por sua vez, pediu ao Neo Diácono Rogério, total obediência e comunhão a Igreja Particular de Campina Grande, sem jamais deixar de viver o seu carisma. Já Dom Bruno Giuliani, falou da sua alegria em retornar à Campina, ele que foi um dos precursores da ordem aqui na Diocese. “Nunca eu pensava voltar aqui, fui eu quem pedi ao bispo no passado para que os Cônegos viessem à Campina Grande trabalhar. Veja como Deus é bom! Hoje um diácono, e queremos mais, pois a igreja pede aos Cônegos operários para a messe. Juntos vamos recristianizar o Brasil.” Destacou Dom Bruno. O Diaconato A palavra Diácono deriva de diakonia, de origem grega, que significa “serviço”. Em sentido teológico, Jesus é o modelo por excelência de servidão, ele veio para servir e dá a vida. Nos Atos dos Apóstolos, Lucas narra no capítulo 6, a procura de homens cheios do Espírito Santo e de Sabedoria para o Serviço. Na hierarquia Católica, o Diaconato corresponde ao Primeiro Grau do Sacramento da Ordem. A Missão diaconal consiste em três pilares, a Caridade, a Pregação da Palavra e o Serviço Litúrgico. Os Cônegos Lateranenses Os Cônegos compreendem uma Ordem religiosa na igreja, que vivem sob a regra de Santo Agostinho. seu início se deu nos primórdios da Igreja Católica em decêndencia direta da vida simples e comum dos apóstolos. Após o Sínodo de Latrão no século X, algumas Ordens passaram a viver sob as regras de Santo Agostinho. Passando a serem regrantes ou Regulares. Os Cônegos tem por Carisma, atender as necessidades da Igreja.
Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto