Dom Dulcênio envia carta aos jovens e os convoca para o Bote Fé nas foranias

Nesta quarta-feira (03), um dia após a publicação da Exortação Apostólica do Papa Francisco “Cristo Vive” (confira na íntegra aqui), o bispo diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, enviou uma carta à toda juventude espalhada pelas diversas paróquias da Diocese de Campina Grande.

No documento ele motiva os jovens a continuarem no serviço de evangelização através dos vários grupos pastorais, movimentos e serviços existentes na Igreja Particular de Campina Grande. O bispo também convoca a todos para participarem do Bote Fé, encontro itinerante de formação e espiritualidade, promovido pelo Setor Diocesano da Juventude, que percorrerá as foranias da diocese, onde será estudada a Carta do Papa aos jovens.

Leia a íntegra da carta do bispo diocesano:

Cristo vive!

Queridos irmãos e irmãs, amada juventude,

Uma Igreja sem jovens é como um jardim sem flores… Percebendo as necessidades da juventude na contemporaneidade e atenta às urgências na evangelização de muitos jovens, a Igreja realizou no final de 2018 o Sínodo para a Juventude, com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Em nossa Diocese foi um tempo especial, pois estávamos vivenciando o Ano Pastoral da Juventude.

Após este percurso sinodal, o Santo Padre, Para Francisco presenteia os jovens e o mundo inteiro com a belíssima Exortação Apostólica “Cristo Vive”, publicada no último dia 02 de abril.

Trata-se de um documento composto por nove capítulos, em que o Santo Padre faz memória dos jovens na Sagrada Escritura, fala de Jesus Cristo que é sempre jovem e torna jovem Sua Igreja e afirma que os jovens não são o futuro da sociedade, mas o presente e estão enriquecendo o mundo com a sua contribuição. O Papa também nos apresenta Maria, a jovem de Nazaré, que deu o “sim” de quem quer se comprometer e se arriscar, apostar tudo por amor a Deus.

Quando muitos jovens perderam os sonhos e a esperança, o sentido de viver, a alegria de doar-se, o Papa nos apresenta três verdades que devemos anunciar insistentemente aos nossos jovens nas Paróquias e Comunidades, grupos, serviços e movimentos, mas, sobretudo aos que estão afastados e desanimados: “Deus é amor! Cristo te salva! Ele vive!”.

À luz deste documento, queremos, cada vez mais, uma juventude em crescimento integral e maturação humana e espiritual, percorrendo caminhos de fraternidade e, sobretudo, comprometidos, não fechados em pequenos grupos ou em suas redes sociais, mas abertos em sadias relações com a família, com os amigos e na sociedade e na doação de si, na Igreja, aos irmãos.

Amados jovens, em nossa Diocese de Campina Grande, vocês terão a oportunidade de saborear esta carta do Papa Francisco que foi dirigida a vocês através dos encontros de formação e espiritualidade que acontecerão em todas as Foranias, denominado BOTE FÉ. Estes encontros, promovidos pelo Setor Diocesano da Juventude serão muito importantes e darão muitos frutos na vida de vocês e para toda Igreja.

Com amor de Pai e Pastor, abençoo todos vocês, seus projetos e sua caminhada de seguimento ao Senhor Jesus. Como diz o Papa Francisco: “Correi rapidamente ao encontro do Senhor”. Cristo Vive!

Dom Dulcênio Fontes de Matos
Bispo Diocesano de Campina Grande

Pe. Rodolfo Figueiroa Lucena
Coordenador Diocesano da Juventude

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This