Dom Dulcênio envia carta aos jovens e os convoca para o Bote Fé nas foranias

Nesta quarta-feira (03), um dia após a publicação da Exortação Apostólica do Papa Francisco “Cristo Vive” (confira na íntegra aqui), o bispo diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, enviou uma carta à toda juventude espalhada pelas diversas paróquias da Diocese de Campina Grande.

No documento ele motiva os jovens a continuarem no serviço de evangelização através dos vários grupos pastorais, movimentos e serviços existentes na Igreja Particular de Campina Grande. O bispo também convoca a todos para participarem do Bote Fé, encontro itinerante de formação e espiritualidade, promovido pelo Setor Diocesano da Juventude, que percorrerá as foranias da diocese, onde será estudada a Carta do Papa aos jovens.

Leia a íntegra da carta do bispo diocesano:

Cristo vive!

Queridos irmãos e irmãs, amada juventude,

Uma Igreja sem jovens é como um jardim sem flores… Percebendo as necessidades da juventude na contemporaneidade e atenta às urgências na evangelização de muitos jovens, a Igreja realizou no final de 2018 o Sínodo para a Juventude, com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Em nossa Diocese foi um tempo especial, pois estávamos vivenciando o Ano Pastoral da Juventude.

Após este percurso sinodal, o Santo Padre, Para Francisco presenteia os jovens e o mundo inteiro com a belíssima Exortação Apostólica “Cristo Vive”, publicada no último dia 02 de abril.

Trata-se de um documento composto por nove capítulos, em que o Santo Padre faz memória dos jovens na Sagrada Escritura, fala de Jesus Cristo que é sempre jovem e torna jovem Sua Igreja e afirma que os jovens não são o futuro da sociedade, mas o presente e estão enriquecendo o mundo com a sua contribuição. O Papa também nos apresenta Maria, a jovem de Nazaré, que deu o “sim” de quem quer se comprometer e se arriscar, apostar tudo por amor a Deus.

Quando muitos jovens perderam os sonhos e a esperança, o sentido de viver, a alegria de doar-se, o Papa nos apresenta três verdades que devemos anunciar insistentemente aos nossos jovens nas Paróquias e Comunidades, grupos, serviços e movimentos, mas, sobretudo aos que estão afastados e desanimados: “Deus é amor! Cristo te salva! Ele vive!”.

À luz deste documento, queremos, cada vez mais, uma juventude em crescimento integral e maturação humana e espiritual, percorrendo caminhos de fraternidade e, sobretudo, comprometidos, não fechados em pequenos grupos ou em suas redes sociais, mas abertos em sadias relações com a família, com os amigos e na sociedade e na doação de si, na Igreja, aos irmãos.

Amados jovens, em nossa Diocese de Campina Grande, vocês terão a oportunidade de saborear esta carta do Papa Francisco que foi dirigida a vocês através dos encontros de formação e espiritualidade que acontecerão em todas as Foranias, denominado BOTE FÉ. Estes encontros, promovidos pelo Setor Diocesano da Juventude serão muito importantes e darão muitos frutos na vida de vocês e para toda Igreja.

Com amor de Pai e Pastor, abençoo todos vocês, seus projetos e sua caminhada de seguimento ao Senhor Jesus. Como diz o Papa Francisco: “Correi rapidamente ao encontro do Senhor”. Cristo Vive!

Dom Dulcênio Fontes de Matos
Bispo Diocesano de Campina Grande