Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) discute linhas de ações para à Assembleia Pastoral 2019

Atualizado em 13/08/19 às 15:131 minuto de leitura382 views
O Conselho Diocesano de Pastoral – CDP esteve reunido na Cúria Diocesana na manhã desta terça, 13. Estiveram presentes os Vigários Forâneos, Episcopais, e representantes das comissões diocesanas. Sob a condução do Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, a pauta apresentou a preparação para a Assembleia Diocesana de Pastoral 2019 – que acontece em novembro dias 22 e 23 – e seguirá seu norte a partir do Documento 109 da CNBB, que se refere às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. No primeiro momento, o Coordenador Diocesano de Pastoral, o Padre João Afonso, falou sobre o objetivo geral do Documento 109, que consiste em Evangelizar, ligando preocupações a exemplo, da Realidade Urbana, Comunidades Eclesiais Missionárias, e um olhar voltado aos Pobres. Reforçando o discurso do Padre João Afonso, foi lembrado por Dom Dulcênio, os trabalhos de outrora com a missão, os quais enalteceu; e frisou, que a Diocese dará continuidade e terá um olhar atento ao que o Papa Francisco pede, uma igreja em saída, uma igreja missionária. “É se apropriar dos recursos modernos, e evangelizar.”. Disse o Bispo. Após a síntese feita pelo Padre João Afonso, acerca do Documento 109, os Vicariatos, as Comissões e as Pastorais, apresentaram os últimos resultados das suas atividades e expuseram as datas de seus eventos futuros. Esta foi a terceira Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral realizada no corrente ano, o Conselho Diocesano de Pastoral se reúne a cada três meses no intento de pensar, planejar e reavaliar as ações pastorais da Diocese.
Por: Ascom
Fotos: João Saraiva