“Configurados a Cristo”, este foi o tema do retiro espiritual dos Seminaristas

Iniciando o período quaresmal, os seminaristas do Seminário João Maria Vianney estiveram em retiro espiritual desde a última quinta-feira (07), onde refletiram o tema, Configurados a Cristo. O retiro foi assessorado pelo Padre Elisom Silva, da Arquidiocese de Maceió, e ao todos participaram os 62 seminaristas que residem na casa, sendo eles, das dioceses de Campina Grande, Patos e Petrolina.

O Encontro foi marcado por 6 conferências, onde o Padre Elisom trabalhou as dimensões da Configuração à pessoa de Cristo, foram elas: Configurados na Vocação; Configurados na Misericórdia; Configurados na Comunhão, Configurados na Verdade, Configurados no Serviço e por fim, Configurados à Virgem Maria.

Ademais, o retiro ainda foi marcado por momentos de deserto, via sacra, silêncio, contemplação e Santa Missa. Durante boa parte do retiro, o pregador ajudou aos seminaristas a pensar a realidade presbiteral, bem como, incentivou-os a rezarem pelo clero e a igreja como um todo.

– Trabalhei esse tema com os seminaristas, pois essa é a perspectiva que pertence a Jesus, é um caminho de configuração, isto é, a ideia de configurar-se é transformar nossa figura a Jesus, a fim de que entendamos, que já não sou eu quem vivo, mas Cristo que vive em mim – destacou o Pregador.

As conferências do Padre Elisom, destrinchadas em sub tópicos concernentes ao tema, foi enriquecida com suas experiências, as quais fez questão de trazer, no intento de mostrar aos jovens seminaristas como a vida do Padre é uma constante doação.

O retiro se prolongou até à manhã do domingo, onde foi encerrado com a Santa Missa, e em sua homilia, o Padre Elisom, fez questão enfatizar a vivência que foi o retiro, e deixou uma mensagem de perseverança ao jovens.

– Que Deus vos motive, e que este retiro de conversão provoquem em vocês essa sede de serem homens de Deus, que Deus nos conduza em seu amor, que sejamos homens configurados a Cristo. – finalizou o Padre Elisom Silva.

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Share This

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!