Comissão Diocesana realiza II Encontro Forâneo da Pastoral Familiar - Forania Brejo

Atualizado em 19/07/19 às 01:362 minutos de leitura452 views
Aconteceu no último domingo, 14, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cidade de Lagoa Seca, o II Encontro Forâneo da Pastoral Familiar (EFAPAF), que teve como objetivo reunir os agentes que compõem a Forania Brejo para melhor conhecer a realidade da pastoral nas paróquias, bem como a troca de experiências entre os presentes. Os agentes participaram de uma formação com o Vigário Forâneo - Pe. Antoniel Batista dos Santos, que falou sobre a estrutura geral da Pastoral Familiar, onde na oportunidade enfatizou a necessidade dos agentes estarem cientes do serviço e entenderem a sua abrangência. “A Pastoral Familiar é um serviço amplo e deve envolver toda família, independentemente da situação em que se encontre. É dever da pastoral familiar acolhê-los”, disse o padre. Logo em seguida, o casal Geovaneto e Juliana que fazem parte da Comissão Diocesana apresentaram inicialmente um mapa da Diocese de Campina Grande dividido por Foranias e paróquias. Foram apresentados também o resultado de um questionário previamente preenchido pelos coordenadores da pastoral familiar das paróquias que fazem parte da forania brejo, referente às atividades que estas realizam em prol da família. O encontro também oportunizou a interação entre os agentes das diversas paróquias’ através de discussões promovidas em grupos de estudos. “Foi um momento ímpar para a troca de experiências entre as paróquias”, enfatizaram Sandro e Lindinalva, casal coordenador da Comissão Diocesana. Após o almoço, cada grupo relatou os pontos positivos das ações em suas pastorais e também debateram sobre as dificuldades e desafios que são enfrentados na atualidade. Pe. José Ediberto Lima, Dirigente Espiritual da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar de Campina Grande encerrou os debates comentando sobre os principais pontos levantados pelos grupos. Em sua fala deixou claro a importância de fortalecer o trabalho da pastoral e de despertar o interesse nas paróquias onde não existe. “Estaremos promovendo esse encontro em todas as foranias de nossa Diocese no intuito de conhecer de perto a realidade de cada paróquia e assim desenvolver um trabalho mais efetivo”, enfatizou. Neste encontro, foi escolhido o primeiro casal representante da forania brejo, sendo Renato e Irismar, que serão o elo entre a comissão e a forania, com intuito de facilitar o contato e repasse de informações entre as paróquias. Participaram do evento ainda, os Diáconos Permanentes Manassés Lima, Valério da Silva e Hélio Soares cada um dando a sua contribuição nos grupos de estudo. A Forania Brejo conta com 8 Paróquias e uma Área Pastoral.
Fotos e informações: Pastoral Familiar