Comissão Diocesana de Liturgia leva formação às Foranias

Desde o último dia 03 de fevereiro a Comissão Diocesana de Liturgia vem revisitando as foranias de Diocese, levando formação sobre o canto e a música na liturgia. A formação continuada é resultado das visitas ocorridas em 2018, onde a Comissão teve a oportunidade de recolher dados, através de questionários, e levantar informações, através de partilhas, sobre as realidades da vida litúrgica nas paróquias e comunidades.

Até então dois encontros já foram realizados, reunindo a forania do Cariri 1, na cidade de Serra Branca, e o Brejo, na cidade de Lagoa de Roça, nos dias 3 e 17 de fevereiro, respectivamente. Ambos encontros contaram com a presença de cerca de 300 participantes de todas as paróquias e comunidades que integram cada foranias.

Fotos: Cedidas | Encontro realizado na forania Cariri 1

A dinâmica adotada em cada encontro é baseada na formação teórica e prática. Na primeira seção, são postas as orientações do canto e a música no conjunto da Liturgia da Igreja, dando ênfase, principalmente, a Celebração Eucarística, oportunidade em que é apresentada toda a fundamentação do canto litúrgico em seu enraizamento ritual.

A segunda parte do encontro conta com a contribuição do Maestro Francisco Alexandre, que oferece uma apresentação dos timbres masculinos e femininos, seguidos de exercícios de respiração e de técnica vocal, visando uma melhor qualidade dos cantores na Liturgia.

Fotos: Pascom Lagoa de Roça | Encontro realizado na Forania do Brejo

No terceiro e último momento são ensaiados cânticos das Partes Fixas da Missa, oferecidos periodicamente pela própria Diocese, bem como o ensaio de melodias de Salmos Responsoriais, com a intenção de ajudar os salmistas na escolha de melodias adequadas aos mesmos.

“São oportunidades indispensáveis de entender e esclarecer este importante elemento constitutivo da Liturgia, que é a música”, explica Danilo César, Coordenador da Comissão.

Trecho do ocorrido na Forania Cariri 1

No próximo final de semana, a Comissão levará formação a outras duas foranias. No sábado (23) o encontro ocorrerá na cidade de Aroeiras, a partir das 13h, reunindo a forania Agreste II; no dia seguinte, domingo (24), a Comissão se encontrará com a Forania do Sericar, na cidade de Soledade, a partir das 7h30.

Informações: Comissão Diocesana de Liturgia