Coleta Nacional da CF: faça sua parte

Atualizado em 25/06/19 às 13:171 minuto de leitura338 views
No próximo domingo, dia 29 de março, A Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos, dia em que os cristãos fazem memória a entrada de Jesus em Jerusalém. É nesta data que a Igreja realiza a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em que todas as doações financeiras realizadas pelos fiéis farão parte dos Fundos Nacional e Diocesanos de Solidariedade. Voltado para o apoio a projetos sociais, os fundos são compostos da seguinte maneira: 60% do total da coleta permanecem na diocese de origem e compõe o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) e 40% são destinados para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). O resultado integral da coleta da Campanha da Fraternidade de todas as celebrações do Domingo de Ramos será encaminhado à respectiva diocese. Durante os últimos 15 anos, 3 mil projetos da Cáritas Brasileira foram possíveis por meio do FNS. Só no último ano (2014), foram 148 projetos de formação (Eixo I), mais 71 projetos de mobilização (Eixo II) e, ainda, 107 projetos produtivos (Eixo III). Além de 2 projetos que são de formação e mobilização ao mesmo tempo. Ao todo, são 328 projetos em várias partes do país, onde foram aplicados R$ 6.270.098,41. COMO FAZER A OFERTA Na missa do Domingo de Ramos, as Igrejas distribuem o envelope da CF, onde cada um deposita o valor que será destinado para os Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade. Uma outra opção é procurar a secretaria paroquial para realizar esta oferta especial.