Caminhada Penitencial leva multidão da Catedral à Lagoa Seca

Atualizado em 25/06/19 às 13:182 minutos de leitura639 views
Mais de 40 mil pessoas se reuniram no percurso da tradicional Caminhada Penitencial da Diocese de Campina Grande. Descalços, com terços na mão, em família, sozinhos, pagando promessas ou fazendo agradecimentos, muitos foram os personagens nesta demonstração de fé na preparação para a Páscoa. A Caminhada Penitencial aconteceu no domingo, dia 22, iniciando a última semana da Quaresma. Para Dom Manoel Delson, um momento forte, que fala muito sobre a fé do povo católico. “É bonito ver o povo de Deus reunido, caminhando, buscando a conversão, participando destes momentos propostos pela Igreja. As limitações físicas de muitos sendo superadas pela força da fé, todos buscando melhorar enquanto pessoa, enquanto cristão, querendo viver verdadeiramente a festa da Páscoa do Senhor”, frisou o Bispo de Campina Grande. Homens do Exército e da Polícia Rodoviária Federal garantiram a segurança e conduziam os fiéis que ocupavam apenas um lado das avenidas e da BR 104. “Mais um ano que conseguimos manter a boa estatística de não acontecer nenhum incidente durante a Caminhada”, lembrou Dom Delson. Voluntários dos grupos como EJC, ECC, EC e EAC montaram pontos estratégicos de distribuição de água mineral para os participantes da Caminhada. Uma equipe médica também acompanhou todo o percurso, auxiliando as pessoas que precisaram de ajuda, já que o percurso é exaustivo, especialmente para quem não realiza atividade física regularmente. A aposentada Cícera dos Reis, de 72 anos, disse que, apesar da saúde frágil, faz questão de participar todos os anos da Caminhada. “Deus é muito bom e tem muita misericórdia da gente. Eu venho aqui mas não peço nada, porque Ele já me dá demais. Venho só agradecer mesmo”, relatou a idosa. Já Yasmin Tavares, de 22 anos, veio pagar uma promessa. “Não posso revelar, mas estou na Caminhada para pagar uma promessa. E agora não vou mais deixar de participar, virei todo ano”, disse a estudante. Às 5h30 o Pe. Luciano Guedes, pároco da Catedral, presidiu a missa que deu início ao dia de oração e penitência. Na chegada ao Convento Santo Antônio (Convento Ipuarana), Dom Manoel Delson abençoou os fieis, aspergindo-lhes água benta.  “Agora estamos revigorados, prontos para viver uma intensa Semana Santa, onde vivemos a grandiosidade da nossa fé, que é a crença na ressurreição de Nosso Senhor”, finalizou o Bispo. A Semana santa tem início no próximo domingo, dia 28, quando é celebrado o Domingo de Ramos.