A Doutrina Social da Igreja em pauta na Semana Teológica 2015

Atualizado em 25/06/19 às 12:442 minutos de leitura323 views

O Segundo dia da Semana teológica 2015, realizada pelo seminário diocesano, trouxe mais um dia de discussões acerca de temas relacionados a doutrina social da Igreja . A programação teve início com uma conferência com o tema “Caridade e documento de Aparecida”, ministrada pelo Prof.Me. Pe Elias Ramalho, da Diocese de Patos. O conferencista Dr. Diácono Alder Júlio, da Arquidiocese da Paraíba, trouxe o tema “A Contribuição Socioambiental do Papa Francisco ao Planeta e a humanidade”.

A programação desta quarta-feira (28) seguiu  com a realização de uma mesa redonda com a temática “Evangelii Gaudium e a dimensão social da evangelização”, trazendo uma discussão sobre o anúncio missionário do Evangelho na igreja, anunciado na primeira exortação apostólica do Papa Francisco, publicado no dia 24 de Novembro de 2013. Para o Prof. Mestre Pe. Elias Ramalho, um dos participantes da mesa, as palavras de Francisco reforçam a necessidade de uma Igreja mais missionária e que tenha como foco os excluídos socialmente. “A igreja não tem outra missão que não seja ser luz no mundo, a Gaudium vem nos reforçar essa ideia, o Papa nos convida a sair das sacristias e do marasmo pastoral que nos rodeia. Encontrar as pessoas nas periferias geográficas nos torna missionários”, explicou o Pe. Elias.

Na mesa redonda também estavam o Professor Roberto Jefferson e o Diácono Alder Júlio(Arquidiocese da Paraíba). Para Jefferson o pontificado de Francisco retoma todas as discussões realizadas no Concílio do Vaticano II, após 50 anos de sua realização. “Alguns grupo definem a luta pela vida somente com a condenação da prática do aborto e da Eutanasia, mas o Papa nos faz lembrar a opção preferencial pelos pobres. A Dimensão social não é apenas um anexo, mas está inserida em todo processo de evangelização”, salientou.

Já para o Diácono Alder Júlio o Papa Francisco “está além do nosso tempo”, reforçando que o Concílio do Vaticano II nos pede para “ir além”. “A Evangelii Gaudium é uma carta-programa, aonde se vê uma espécie de ‘cronograma’ de atividades para a igreja nos próximos anos, nos propondo uma espécie de governança”, reforçou o Diácono. Após as falas dos conferencistas os participantes puderam fazer perguntas. À noite aconteceu a apresentação do Grupo musica da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Cabaceiras.

A Semana Teológica 2015 se encerra nesta quinta-feira, dia 29.