KODAK Digital Still Camera

3 mil pessoas participam do Encontro Diocesano do Terço dos Homens

Grupos de várias Dioceses participaram, neste domingo (5) do Encontro do Terço dos Homens, promovido pela Diocese de Campina Grande. Ao todo, 155 grupos lotaram o Ginásio de Esportes da cidade de Esperança, no brejo paraibano. Todas as Paróquias da Diocese enviaram suas representações e, além disso, o encontro recebeu caravanas das dioceses de Guarabira, Pesqueira, Caruaru e das Arquidioceses da Paraíba, Natal e Olinda e Recife.

O evento chegou a 11ª edição reafirmando a força que o Terço dos Homens tem na vida da Igreja e na transformação das famílias. “Foi um momento muito importante de fortalecimento e crescimento espiritual dos terçários, motivando-os e incentivando-os a participarem da vida pastoral de sua paróquia e comunidades . O Terço dos Homens tem restaurado muitas famílias e resgatado muitos homens para a Igreja, além de ajudar os homens a ter uma vida de oração”, declarou o Pe Alexandre Moreira, Diretor Espiritual do Terço dos Homens da Diocese de Campina Grande.

A programação do Encontro contou com momentos de palestra, como a que foi proferida pelo Pe Gaspar Rafel, pároco de Arara (Diocese de Guarabira), que enfatizou a importância de um testemunho onde todos devem ser luz do mundo e sal da terra. A saúde do homem também foi trabalhada no encontro. O radiologista Dr Janniê de Miranda  apresentou a importância do cuidado com o corpo que é Templo do Espírito Santo, elencando diversos pontos para a prevenção do câncer de próstata.

O tema mais comentado do país nos últimos dias também foi abordado durante o 11º Encontro do Terço dos Homens: o aborto. O Padre Josandro Félix (Vigário Episcopal para Educação, Cultura e Universidades) ministrou uma palestra sobre o aborto e a importância dos cristãos católicos se posicionarem a favor da vida. Ao final da palestra Dom Dulcênio expressou suas palavras em defesa da vida e conscientização da população neste ano eleitoral, resultando na gravação de um vídeo em manifestação contra o aborto.

O encontro foi encerrado com a Santa Missa presidida  por Dom Dulcênio, que exortou a comunidade a uma autêntica vida sacramental e de amor a eucaristia. Concelebraram o Pároco de Esperança, Pe. João Paulo; os vigários Paroquiais Pe. João de Deus e Pe. Fabiano Cruz; os Diáconos Ednaldo e João Batista; e o Pe. Alexandre.

O 11° Encontro Diocesano do Terço dos Homens estava previsto para ser realizado no dia 27 de maio, mas foi adiado devido a  greve dos caminhoneiros que impossibilitou o translado de diversos participantes.

Pascom Diocesana com Pascom Bom Conselho
Fotos: Pascom Bom Conselho